O Curso de Especialização em Comunicação Pública da Ciência da UFMG, “Amerek”, em parceria com Silo - Arte e Latitude Rural e com o apoio do Instituto Serrapilheira, apresentam:

 

Amerek.Lab - Laboratório Colaborativo de Divulgação e Apropriação da Ciência e Tecnologia 

 

A partir da primeira convocatória, foram selecionadas 6 propostas para serem desenvolvidas com o aporte de colaboradoras/es em um laboratório presencial, imersivo, a se realizar em Belo Horizonte (MG), no Campus Pampulha e espaços culturais da Universidade Federal de Minas Gerais, entre os dias 10 a 16 de julho de 2022

 

Convidamos, agora, para a apresentação de candidaturas, colaboradoras/es aquelas/es que desejam participar diretamente da criação e do desenvolvimento dos projetos selecionados, atuando e tomando decisões junto a uma equipe de trabalho.

 

 

Calendário do Laboratório 

Chamada de ideias e propostas: 13 de maio a 9 de junho 

Seleção de projetos: 15 de junho   

Chamada de colaboradores: 15 de junho a 30 de junho 

Estruturação de equipes: 4 de julho    

Laboratório na UFMG: 10 a 16 de julho

 

ACESSE A CONVOCATÓRIA PARA COLABORADORES

 

INSCREVA-SE AQUI!

 

O Amerek.Lab é um curso?

Não. É um laboratório colaborativo para projetos, abertos a tod.s no Brasil inteiro. Mas é organizado pelo curso de especialização em comunicação da ciência da UFMG, o Amerek.

 

Só alunos do Amerek podem participar?

 

Não. Tod.s podem enviar suas ideias, como proponente, ou participar como colaborador.

 

O Amerek.Lab vai ser presencial?

 

Sim. O laboratório vai acontecer nos espaços da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

 

O Amerek.Lab é gratuito?

 

Sim! Não há custos para participação.

 

Está prevista alguma ajuda de custo para quem quer participar?

 

Os projetos selecionados podem contar com uma ajuda de custo para adquirir materiais ou serviços necessários para seu desenvolvimento durante os dias do laboratório. Por isso, é importante que você coloque as necessidades de seu projeto no formulário. Infelizmente, não temos ajuda de custo para hospedagem ou viagens.

 

Posso submeter um projeto com um grupo de pessoas?

 

Claro! Com coletivos, instituições, grupos ou associações. O importante é que o grupo conte com pelo menos uma pessoa física responsável por participar do laboratório nos dias do evento.

 

Eu posso submeter mais de uma ideia?

 

Pode sim! Mas logicamente, só um dos projetos poderá ser selecionado.

 

Quem vai selecionar os projetos?

 

Uma comissão avaliadora, feita de pessoas de vários lugares do Brasil e de diferentes organizações e áreas de atuação, especialistas tanto em práticas colaborativas, quanto em participação social em C&T e divulgação científica.

 

O que se espera de um projeto inscrito no Amerek.Lab?

Que seja de divulgação da ciências (de qualquer área), ou que seja um projeto de democratização do conhecimento, ou que favoreça o acesso e a apropriação social de ciência ou tecnologia, ou, ainda, que pense formas de participação da população em temas ou decisões sobre ciência, tecnologia e cultura. Busque imaginar resultados que possam ser reproduzidos em diversos lugares, que possam alcançar diferentes pessoas, que consigam construir pontes de saberes, formas de melhorar o acesso ao conhecimento, entrelaçamentos entre ciência, tecnologia, cultura e cidadania. Teremos uma live em breve para mostrar exemplos, ouvir ao vivo as dúvidas, e contar os detalhes dessa história!

 

Como vou saber se meu projeto foi selecionado? Vou receber algum feedback?

Sim! A divulgação dos resultados não será só em nossas redes e no site: chamaremos os selecionados pessoalmente, por telefone (por isso, é importante você deixar seus contatos no formulário).

 

Quando vai acontecer a chamada para colaboradores?

Logo que sair o resultado dos projetos selecionados, será aberta a chamada para colaboradores – que precisam saber quais são os projetos para decidir como e em quais colaborar.

 

Posso me inscrever para colaborar em mais de um projeto?

Pode! No formulário, você colocará seu projeto preferencial (primeira opção) e outros em que também poderia participar.

 

Como serão escolhidos os times dos projetos?

Cada time será composto pelo proponente e os colaboradores, eventualmente acompanhado de um especialista, quando necessário, que pode ser convidado pelo Amerek.Lab. E teremos mentores que ajudarão no trabalho de todos os projetos.

 

Se meu projeto for selecionado, vou fazer parte do grupo que vai desenvolver a ideia no Laboratório?

Sim, cada time é composto pelo proponente do projeto selecionado mais os colaboradores

 

Se meu projeto for selecionado, também precisarei me inscrever na chamada para colaboradores?

Não precisa, você já vai estar no Lab. Mas pode divulgar a chamada para pessoas que você acha que poderiam ser preciosas como colaboradores do seu projeto!

 

 

Amerek.Lab

LABORATÓRIO COLABORATIVO DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA