Prancheta9@2x.jpg
amerek 03.jpg
UFMG.jpg

Você é professor e quer produzir e utilizar divulgação científica em sala de aula? Você é um jornalista que, cada vez mais, precisa cobrir assuntos de tipo técnico, científico, médico, ambiental, e quer se apropriar das novidades internacionais na prática do jornalismo de ciências? Você é um cientista que sente a necessidade de aprender a comunicar com não-cientistas, de maneira eficaz, original, interativa? Um mediador, curador, educador em museus que quer inventar formas novas de engajamento dos públicos ou de construção de exposições?

 

O curso de especialização profissional em Comunicação Pública da Ciência foi criado para você… Vem conhecer um pouco da nossa história:

 

A criação de um curso interdisciplinar de especialização profissional em Comunicação Pública da Ciência era um sonho gestado há muitos anos na UFMG. Com o apoio do Instituto Serrapilheira, construímos um curso inovador tanto no cenário de Minas Gerais quanto em nível nacional, que colocará em interação áreas profissionais diversas, como o ensino de ciências, o jornalismo científico, ambiental e de saúde, a editoria, a comunicação institucional e empresarial, o setor dos centros e museus de ciência e tecnologia. Todas essas áreas já possuem profissionais e instituições atuantes em nosso estado e com o curso poderemos ampliar e profissionalizar ainda mais este campo de atuação.

 

O curso está ligado ao Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG). Também temos apoio e colaboração da Diretoria de Divulgação Científica da Universidade, vinculada à Pró-reitoria de Extensão (DDC-Proex).

/O que é Amerek?

Na língua do povo Krenak, "amerek" quer dizer "cutucão, beliscão". A visão do Curso de Especialização em Comunicação da Ciência da UFMG é de que a comunicação deve ser feita através da interação, uma via de mão dupla, como uma troca afetiva de cutucões. Nessa ideia também está inserida que a comunicação deve provocar a reação das pessoas, não ser meramente uma transmissão protocolar, burocrática... sem graça.

 

Por isso nosso curso é apelidado de Amerek. E chegou para ser uma saudável provocação no cenário da divulgação científica, formando novos comunicadores por meio da interação entre os alunos - cada qual trazendo sua própria bagagem cultural e de visão de mundo. Uma mistura de pessoas com diferentes formações: jornalismo, biologia, rádio e TV, química, história, física, direito, engenharia, artes...

Para mais informações sobre o Curso de Especialização em Comunicação da Ciência UFMG,

entre em contato conosco - tel: (31) 3409-5031 ou pelo e-mail: espcpc@fafich.ufmg.br

Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 -Pampulha - Belo Horizonte, MG