Você é professor e quer produzir e utilizar divulgação científica em sala de aula? Você é um jornalista que, cada vez mais, precisa cobrir assuntos de tipo técnico, científico, médico, ambiental, e quer se apropriar das novidades internacionais na prática do jornalismo de ciências? Você é um cientista que sente a necessidade de aprender a comunicar com não-cientistas, de maneira eficaz, original, interativa? Um mediador, curador, educador em museus que quer inventar formas novas de engajamento dos públicos ou de construção de exposições?
O curso de especialização profissional em Comunicação Pública da Ciência foi criado para você… Vem conhecer um pouco da nossa história:
A criação de um curso interdisciplinar de especialização profissional em Comunicação Pública da Ciência era um sonho gestado há muitos anos na UFMG. Com o apoio do Instituto Serrapilheira, construímos um curso inovador tanto no cenário de Minas Gerais quanto em nível nacional, que colocará em interação áreas profissionais diversas, como o ensino de ciências, o jornalismo científico, ambiental e de saúde, a editoria, a comunicação institucional e empresarial, o setor dos centros e museus de ciência e tecnologia. Todas essas áreas já possuem profissionais e instituições atuantes em nosso estado e com o curso poderemos ampliar e profissionalizar ainda mais este campo de atuação.
O curso está ligado ao Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG). Também temos apoio e colaboração da Diretoria de Divulgação Científica da Universidade, vinculada à Pró-reitoria de Extensão (DDC-Proex).